UEI Vila Torres está realizando no mês de Outubro o Projeto Espaço Sideral. Após realizarmos leituras de textos sobre o tema e sobre Isaac Newton, os educandos realizaram experiências para comprovar os estudos.
Fonte: Professor Sassá Revista
Prof ª Carla
Turma D - Manhã
Na corda bamba
A parte mais pesada do boneco está nas porcas colocadas em suas mãos. O boneco não cai porque seu centro de gravidade o puxa para baixo e o mantém sobre o fio.
Balão teimoso
Como o centro de gravidade está na bexiguinha cheia de água dentro do balão, ao jogá-lo para o alto esse centro de gravidade muda durante sua trajetória.Por isso o balão vai para um lado diferente de onde você o joga.
Ovo rodopiante
Quando o ovo é girado, o conteúdo do seu interior também gira.
Quando tentamos pará-lo com as pontas dos dedos, o fazemos de forma superficial, pois seu conteúdo continua a girar internamente. Dessa forma quando soltamos o ovo, ele reinicia o movimento impulsionando pelo conteúdo que, graças à inércia, oferece resistência a alteração de estado (no caso, de movimento).
Looping de feijões
Quando o copo gira, a inércia provoca nos feijões um movimento para o alto e para fora, impedindo que eles caiam.
É dessa forma que também nos mantemos em nossos lugares, quando o carrinho de uma montanha russa nos vira de cabeça para baixo.
Chuveiro de Garrafas pet
Quando a garrafa está fechada, o ar que está embaixo dela exerce uma resistência nos furos agindo contra a força da gravidade. É isso que impede a água da cair.
Mas quando você abre a tampa, o ar entra na garrafa, impulsionando a água para fora.
Aí, a gravidade faz o seu papel, puxando a água para baixo.





Essas experiências foram muuuuuito interessantes!!! Adorei
ResponderExcluir